2 de ago. de 2022

Balenciaga e seu escritório na cracolândia

 

A moda de ser velho: por que nunca passa?

Eu nunca me importei com a moda, talvez por isso nunca fui convidado para ser capa da Vogue. Minha noção de moda é tão compatível quanto a noção de existência do cantor Conrado, ou seja, não enxergamos o real valor dessas coisas. Sempre achei que Dolce & Gabbana era um duet que se apresentava nos mesmos festivais que o Daft Punk.

Diante da minha limitação ao assunto, não consigo distinguir o que é moda do que não é, de modo que eu aceito como tendência tudo o que os estilistas apresentam nas passarelas. Só que esse meu modo de conceber a moda foi abalado no dia de hoje quando eu me deparei com a chiquérrima marca Balenciaga. Para quem não sabe, Balenciaga é uma marca conhecida pela sua peculiaridade (leia-se pega trouxa) no mundo da moda.

A marca tem em seu portfólio itens como um tênis destruído, uma bolsa inspirada em saco de lixo e brincos de clipe. O morador de rua que se relacionou com a personal trainer estava sumido, mas agora já sabemos que ele está fazendo bico de estilista na Balenciaga. Provavelmente, o escritório da marca fica na “cracolândia” e o próximo produto que está sendo desenvolvido é um colar banhado com pedras de crack. E isso já seria uma ótima solução, porque o nóia rouba pra comprar crack, então quando ele for roubar a madame, é só ela falar que é um colar feito com pedras de crack e ao invés dele roubar, ele vai querer comprar da vítima. Olha que genial!

Outra questão que chama atenção são os valores cobrados pela marca. Artigos que você consegue adquirir no almoxarifado de qualquer empresa, são expostas em prateleiras e vendidas pela Balenciaga à bagatela de R$ 10 mil, deixando uma lição para você, microempreendedor, de como é fácil tirar dinheiro de rico. Algumas outras lições que a Balenciaga passa para obter êxito neste ramo pega-rico-trouxa são: coloque o site em inglês, seu cliente fez Fisk e assistiu todas as temporadas de Friends com legenda em inglês. O público-alvo deles não compra um sapato Balenciaga, ele compra um shoe Balenciaga. Eles também jamais comprarão algo na promoção, isso é muito Riachuelo, compra-se em Sale.

Declarações polêmicas também são importantes. Demna Gvasalia, pessoa com nome estranho e diretor “criativo” da marca, alegou essa semana que as pessoas gostam de um escândalo na moda. Objetivo cumprido! Hoje, a internet faz um escândalo e grita “maluco”, “doido” e “Tirulipa da moda” para ele. No entanto, isso foi pouco ofensivo para ele, o que passou do ponto foi quando alguém o chamou de estilista do Tiago Abravanel. Tudo tem um limite nessa vida!

A Balenciaga me deixou tão confuso que não tenho condições nem de concluir este texto. Vou encerrar por aqui e falar que é o último grito da moda no mundo da escrita. 

2 comentários:

  1. Boa noite! Vi o link para seu blog lá no Twitter e vim conferir. Gostei do humor neste seu texto! Vou continuar lendo seu blog.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom saber que agora serão duas pessoas lendo os meus textos, eu e você.

      Excluir

Stranger Things: como explicar para alguém que nunca assistiu

  Eleven: não sei qual das três é ela O título é bem claro! Eu – que nunca assisti Stranger Things – vou ensinar você que assistiu a explica...

Os meus textos mais lidos por mim