5 de jul. de 2022

É impossível aprender a cozinhar assistindo MasterChef! O que é uma vieira?

Você confia no editor responsável pelas legendas do que ele fala?

Morar sozinho impõe algumas obrigações que antes, na condição de espectador da vida dos pais, pareciam fáceis. Agora, diante de tais obrigações que precisam ser realizadas por mim, percebo que ter levado dias para derrotar o Robotnik no Sonic não fez de mim um adulto capaz de realizar atividades domésticas.

Frustrado por ninguém ter me ensinado em nenhum momento da vida a como fazer um misto quente, decido escolher um reality culinário para aprender a cozinhar esta iguaria brasileira. A missão começa por qual reality assistir. O SBT exibe um programa chamado “Cozinhe se Puder – Mestres da Sabotagem” em que os participantes precisam cozinhar diante de adversidades, como vestir sapatos imensos, usar máscara de mergulho e ter que ouvir o Otaviano Costa imitando algum barulho que ele jura que é legal. Como se não bastasse toda a dificuldade que o próprio ato de cozinhar impõe, eu ia ter que aprender a cozinhar buscando um presunto na geladeira pulando num pé só. Portanto, SBT descartado.

Quando mudei para a Record e vi que um rapaz muito bem intencionado pedia para colocar um copo d’água em cima da televisão, entendi que era uma técnica mais avançada e não se aplicava ao meu caso. Acredito na boa intenção dele ao querer ensinar a cozinhar em cima da televisão enquanto assiste ao programa, mas como não tenho uma técnica desenvolvida, eu poderia deixar cair algo na TV. De todo modo, fiz um PIX como ele pedia, e ele me concedeu o perdão, mesmo eu não tendo feito nada a ele.

Perdoado por algum possível mal que eu tenha causado à TV Record, troquei de canal e fui parar na Band. Naquele instante meus olhos brilharam. Eu vi um homem de terno vermelho falando palavras ininteligíveis e, de imediato, coloco um fim à minha busca pelo reality culinário que vai me ensinar a cozinhar. Se um rapaz que mal sabe falar e precisa de legenda para ser compreendido consegue cozinhar, ter reprovado três vezes na sétima série teve sim um propósito para mim: me tornar o novo MasterChef.

Assisti várias temporadas em sequência do MasterChef – via YouTube – e percebi que eles não ensinam coisas simples, como passar manteiga no pão. Como tudo no mercado está caro, eles aproveitam e fazem comidas que são caras desde sempre e negligenciam o simples. Não vi um episódio que tivesse a prova de quem passa o melhor café. Toda temporada tem a prova da vieira, mas eles esquecem de explicar o que é uma vieira. Já procurei na padaria, na sorveteria e na quitanda, ninguém vende a tal vieira. Na falta da vieira, eu comprei um quindim, que nada mais é que uma vieira geneticamente modificada.

À medida que eu fui assistindo aos episódios, percebi que cozinhar é algo mais complicado do que eu pensava. Por que eles chamam arrumar a bagunça de mise en place? É uma língua que eles inventaram para o cara de terno vermelho entender? Por que a Ana Paula Padrão está sempre preocupada com o empratamento? Ela não pode comer direto da panela? Por que eu fui julgado pela Luísa Mell quando inventei um prato vegano que utilizava camarão? São muitas as dificuldades impostas pelo programa, o que me faz pensar que o SBT estava certo ao mostrar que na cozinha real você tem que cozinhar fazendo embaixadinhas.

Diante de tantos empecilhos, eu cheguei à conclusão que eu sou livre para desenvolver o meu próprio método de cozinhar. São tantas medidas para usar uma farinha, como xícara, colher de sopa, colher de chá, que o melhor seria uniformizar as medidas para mãozadas. Quantas mãozadas de queijo essa receita pede? Problema resolvido, todo mundo tem mão! Se você não tem, certamente você conhece alguém que tenha.

De agora em diante, só assistirei aos realities culinários para torcer por alguém. Diferentemente de torcer por um participante de um reality show de música ou de sobrevivência, eu não consigo apreciar o que o candidato fez, deixando a minha confiança nas mãos do profissional que está julgando aquele prato. O que é algo muito perigoso, pois eu tenho que depositar não só a confiança nele, mas também no editor que é responsável por inserir as legendas na fala do chefe de terno vermelho. E se ele inventa tudo o que o chefe diz e escreve qualquer coisa na legenda? E se um dia ele não entender o que o chefe de terno vermelho fala, o episódio vai ser dublado? Assistir a um episódio do MasterChef é como andar de avião, você coloca toda a sua confiança nas mãos do profissional e aceita que ele está te guiando para o lugar certo.

Não é uma tarefa simples cozinhar e, principalmente, assistir a um reality culinário. São duas coisas desafiadoras e que exigem anos de estudo e prática. A Sadia deve ter um misto quente congelado para mim. Melhor assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Stranger Things: como explicar para alguém que nunca assistiu

  Eleven: não sei qual das três é ela O título é bem claro! Eu – que nunca assisti Stranger Things – vou ensinar você que assistiu a explica...

Os meus textos mais lidos por mim